Sociedade

Governo anuncia fim da greve dos caminhoneiros, mas, depende

No momento em que o país vive uma de suas piores situações, praticamente perto do colapso, a greve dos caminhoneiros teve, ontem, no meio da noite, o primeiro anúncio de uma possível trégua de 15 dias firmada entre parte das lideranças dos grevistas e o governo.

Pela proposta assinada, o governo se compromete a ressarcir a Petrobras das perdas que a empresa terá em manter o preço do óleo diesel congelado, na refinaria, conforme anunciado pela empresa.

Segundo deixou entender o ministro Carlos Marun, do MDB sul-mato-grossense, o compromisso será mantido até o final do governo Temer, mas, com análise mês a mês, podendo até haver flutuação de preço.

Outro ponto de destaque na proposta assinada entre o governo e a parte maior dos representantes dos caminhoneiros em greve, foi o atendimento aos autônomos, que terão direito a 30% das cargas disponibilizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento.

Sobre a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira, 23, que zerava a cobrança de impostos referentes ao PIS-Cofins, o ministro Marun foi claro quando disse que o projeto não deve avançar no Senado, onde deveria ser votado para que pudesse valer.

Segundo Marun, a perda na arrecadação de impostos é muito alta em função da perda do PIS-Cofins. Tudo o que é preciso saber, agora, é qual vai ser a reação dos caminhoneiros que se encontram paralisados e bloqueando as estradas.

Sobre isso, há um problema para o cumprimento do acordo: o presidente da Associação dos Caminhoneiros (Abcam) José da Fonseca Lopes, diz que não aceita as propostas do governo, e, inclusive, abandonou a reunião.

Quer dizer: tudo está bem, mas depende. Somente no decorrer do dia de hoje é que vamos ficar sabendo se a paralisação vai terminar, mesmo. É quando estarão sendo verificados os pesos de cada uma dessas lideranças dos caminhoneiros, perante o movimento.

(Sérgio Botêlho)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s