Economia · Gasolina

Fatos marcantes da terça-feira, 22: combustível, MDB e orçamento

Crédito da foto: CanvaTrês fatos marcaram a vida política em Brasília nessa terça-feira, 22. O primeiro, que já se arrastava desde a madrugada, foi a greve dos caminhoneiros por conta do preço do diesel.

O segundo, o anúncio feito pelo presidente Michel Temer, em evento do MDB, de que o candidato do partido à presidência da República seria, mesmo, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

O terceiro, foi a instalação da Comissão Mista de Orçamento da União para 2019, um pouco atrasada em seu cronograma, que vai ter como relator-geral o senador Moka, do MDB do Mato Grosso do Sul, indicado que foi pela líder peemedebista Simone Tebet.

Sobre a greve dos caminhoneiros, o governo anunciou ontem sua disposição em extinguir a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis), sobre o diesel, o que, segundo o noticiário de agora pela manhã, não agradou aos caminhoneiros.

No que tange às eleições 2018, o MDB agora tem pré-candidato único na figura do ex-ministro Henrique Meirelles, que já praticamente havia sido lançado pelos emedebistas sul-mato-grossenses em evento do partido no último final de semana, em Campo Grande.

O nome de Meirelles, anunciado por Temer, resolve, de imediato, o problema a indecisão do partido a respeito do assunto, e vai permitir aos emedebistas partirem, inclusive, para negociações de alianças.

O terceiro assunto, a instalação da Comissão Mista de Orçamento da União para 2019, põe o Mato Grosso do Sul em posição confortável já que o relator geral, que vai assinar, ao final dos trabalhos, a proposta de Orçamento Federal para 2019, ficou com o senador Moka.

A proposta do governo para o Orçamento da União do próximo ano somente chega ao Congresso Nacional no final do mês de agosto. Segundo Moka, o mais imediato é a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, até o início do recesso parlamentar, em 17 de julho.

(Sérgio Botêlho)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s