eleições 2018 · Política

Nova pesquisa CNT-MDA inspeciona o quadro eleitoral

Sérgio Botêlho

Nesta segunda-feira, 14, a Confederação Nacional dos Transportes, pela MDA Pesquisa, divulga pesquisa de opinião pública sobre a disputa presidencial, no país, levando em conta a lista de pré-candidatos.

Será a primeira pesquisa CNT-MDA após a desistência do ex-ministro Joaquim Barbosa e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este último aparece em um dos questionários da nova pesquisa, que teve a apuração encerrada neste domingo, 13.

As pesquisas CNT-MDA também costumam apresentar números sobre o desempenho do governo e das expectativas da população sobre saúde, emprego, educação, segurança pública e renda mensal.

Também nesta semana, mais precisamente, na próxima quarta-feira, 16, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, divulga nova decisão sobre a taxa de juros Selic. Pela avaliação do mercado, haverá um novo corte de 0,25%.

Na Câmara dos Deputados, destaque para a continuidade da votação do projeto que institui a obrigatoriedade do Castro Positivo, que já existe, mas, é optativo. O projeto carrega um certo peso de impopularidade.

O cadastro positivo inclui todo o histórico de pagamentos (em dia ou não), do cidadão, que será analisada na proposta de crédito. Os crediaristas e bancos em geral prometem melhores condições de crédito, de acordo com o histórico do consumidor.

Os parlamentares já aprovaram, semana passada, o texto-base da proposta, sendo que, a partir desta terça-feira, 15, eles estarão votando os destaques apresentados na votação anterior.

No Senado Federal, a pauta está trancada por Medida Provisória que perde a validade até o próximo domingo, 20. De acordo com a MP, investimentos em pesquisas feitos por empresas de tecnologia da informação e de comunicação serão retribuídos com incentivo fiscal.

Em suma, são esses os principais temas da política e da economia nacionais para esta semana. Alguns, como é o caso da pesquisa CNT-MDA, com possibilidade de influir no andamento das conversas entre partidos e candidatos no rumo das eleições de outubro próximo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s