Economia · Educação · eleições 2018 · Lula · STF

Destaques da semana: Inscrições do Enem; crédito positivo; privatização da Eletrobrás; julgamento virtual do pedido de liberdade para Lula

Destaques da semana: Inscrições do Enem; crédito positivo; privatização da Eletrobrás; julgamento virtual do pedido de liberdade para Lula

A semana começa com o início do período de inscrições no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), já nesta segunda-feira, 07, que seguem até a outra sexta-feira, 18. Também, hoje, será conhecido o balanço final dos pedidos de isenção da taxa da inscrição.

Para quem não conseguiu a isenção, a taxa de inscrição vai custar R$ 82, mesmo valor de 2017, e poderá ser paga até o dia 23 de maio, cinco dias depois de terminadas as inscrições no Exame, nas agências bancárias, casas lotéricas e Correios.

A semana também reserva algumas expectativas na seara política e judicial. Na Câmara dos Deputados, os parlamentares continuarão tentando votar a inclusão obrigatória dos consumidores no Cadastro Positivo. Atualmente, essa inclusão é optativa.

Nessa terça-feira, 08, o presidente Michel Temer vai reunir os líderes da base, na tentativa de fazer com que a matéria seja aprovada. Não somente a questão do Cadastro Positivo, mas, também, da privatização da Eletrobras.

O problema que atinge a votação de ambas as matérias atende pelo nome de eleições 2018. É que ambas carregam vieses de impopularidade e os deputados aceitam tudo menos se indispor com o eleitorado a cinco meses da eleição de 07 de outubro.

Enfim, para a próxima quinta-feira, 10, está previsto o término da votação virtual dos ministros que compõem a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal sobre pedido da defesa de Lula, em favor da liberdade do ex-presidente preso em Curitiba desde 05 de abril passado.

Os advogados argumentam que Lula somente poderia ter sua prisão decretada após a votação dos embargos de declaração pendentes no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o que somente foi acontecer em 18 de abril, 13 dias após a prisão.

Outros acontecimentos, por exemplo, ligados à Lava Jato, não são passíveis de antecipação. Mas, como todos sabem, são sempre possíveis de acontecer. Lembrando que esta é uma semana cheia, sem feriados, e portanto, mais possível de reservar surpresas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s