Política

Emoções, na semana que fecha, e, mais, ainda, na próxima

Sérgio Botêlho

A semana vai se encerrando depois de muita emoção política em virtude dos notórios desdobramentos oriundos de decisões da Lava Jato, especialmente depois da prisão do ex-presidente Lula no último final de semana.

Mas, a semana que entra promete nova sequência de emoções quando todos estarão de olhos voltados para o Supremo Tribunal Federal. Decisões podem atender expectativas da defesa do ex-presidente, por um lado, e enrolar o senador Aécio Neves, do PSDB, e sua irmã.

Vamos por partes. O ministro Marco Aurélio pretende mesmo levar a plenário a ação do Partido da Ecologia Nacional, o PEN, mesmo com o desinteresse da sigla, que pede aos ministros que revejam a possibilidade de cadeia após condenação em segunda instância.

Há chances reais de que haja maioria (novamente, muito apertada), entre os ministros, para que essa revisão aconteça. Se for isso, mesmo, Lula seria beneficiado uma vez que sua condenação ainda é, apenas, de segunda instância.

De sua parte, o senador Aécio Neves estará de olho na reunião da primeira turma do STF que vai julgar se aceita, ou não, denúncia contra ele, a irmã, Andrea, e mais dois acusados. Se os ministros aceitarem, aí, então, todos vão virar réus.

Ainda com relação a Aécio, ele passou por um problema de saúde, nessa quinta-feira, 12, e foi atendido no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, ali permanecendo por seis horas. O hospital retirou a ficha do atendimento ao senador do conhecimento público. Só a diretoria tem acesso.

Em Minas Gerais, o ex-governador Eduardo Azeredo, após 11 anos de processo, tenta evitar a prisão. O caso dele é o mesmo do ex-presidente Lula, já que condenado em segunda instância. Azeredo mantém expectativa de modificação da pena, no TJ.

Quem fecha a semana aliviado é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, pré-candidato do partido à Presidência da República, que teve o seu inquérito, no STJ, repassado à Justiça Eleitoral, e, não, à Lava Jato.

Falar em Lava Jato, tudo isso que estamos falando, aqui, sobre a próxima semana, são as coisas previstas. Obviamente que não podemos antever o que a Lava Jato está aprontando, em termos de ações, para a próxima semana, a partir dessa segunda-feira, 16.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s