Política

Eleições 2018: Esperança de Lula está no STF

A principal esperança da defesa do ex-presidente Lula, no que diz respeito à manutenção da liberdade do seu constituinte, está no Supremo Tribunal Federal. Segundo decisão anterior dos ministros, tomada pelo apertado placar de 6 X 5, réus condenados em segunda instância já podem ser presos.

É exatamente essa possibilidade que ronda o ex-presidente no caso de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, rejeitar as últimas ações da defesa de Lula, após haver sido condenado a 11 anos e um mês de prisão.

Na sequência, a continuar válida a decisão do Supremo, os desembargadores daquele tribunal, caso a sentença original seja confirmada, na análise dos recursos, podem, ou não, optar pela prisão do ex-presidente.

Desde o ano passado que tramita no STF Habeas Corpus que implica na rediscussão do assunto prisão em segunda instância. Porém, a presidente Cármen Lúcia não está disposta a recolocar o tema em debate e votação.

Outros ministros, no entanto, querem que o tema seja debatido e votado outra vez no pleno do tribunal, e, para resolver o impasse, os ministros Celso de Mello, o mais antigo do tribunal, o ministro Marco Aurélio e o ministro Gilmar Mendes estão agindo.

Eles estão convidando os demais ministros da Corte para debater, hoje, a possibilidade de levar a plenário o tema da prisão após condenação em segunda instância. A ministra Cármen Lúcia foi convidada para o encontro, que ocorrerá em ambiente de informalidade. Caso a tese da rediscussão vença, é possível que o placar seja modificado em favor de o réu não ser preso após condenação em segunda instância.

Portanto, o dia de hoje é muito importante para o futuro do presidente Lula, no caso do triplex, com evidente influência no processo eleitoral em curso, no país.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s