Sociedade

Na base do ‘eu tenho saudade de” ou “não tenho saudade de”, como planejar o “esse ano eu pretendo”?

Todo começo do ano a gente exercita desejos de mudança que começam com o esse ano eu pretendo… O mais comum é a gente pretender melhorar a saúde e ganhar dinheiro. Acho que não há duas variáveis pessoais mais interessantes, entra ano e sai ano, do que essas duas quando o assunto é ano novo.

Pensar o futuro é exercício que exige muita reflexão, mas, também que traz muito prazer. Principalmente porque, ao pensar o futuro, e pensar as prioridades da mudança, a gente se envolve de tal forma que passa a viver as quimeras como se já realizadas estivessem. E isso é motivo de contentamento.

Na construção desse futuro mudancista, convém pensar no que deu e no que não deu certo, anteriormente. Talvez seja melhor escrever dois tópicos e alinhar o que a gente fez nos últimos tempos. Dois tópicos tipo “tenho saudade de” e “não tenho saudade de”. Simples, assim. Aí, é só ir relacionando os fatos passados em um ou em outro item.

A vida, afinal, ela não deve simplesmente ser levada ao livre sabor dos acontecimentos. Planejamento, embora grande parte das coisas aí relacionadas não chegue a ser concretizado, é de fundamental importância para que haja o mínimo de controle sobre nossas próprias ações, em busca da felicidade.

Refazer o planejamento, constantemente, ao longo do ano, é outro fator imperativo, afinal de contas, a realidade acaba atuando de forma decisiva sobre a manutenção ou a permanência dos planos que fazemos logo no início de cada um dos períodos de 365 dias, avante, no calendário.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s